Estudo no Brasil

Educação à distância    
Como opções para brasileiros que desejam estudar à distância, destaca-se o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que fornece cursos sobre empreendimento, planejamento financeiro, vendas e atendimento. O SEBRAE-MG preparou, ainda, cursos para cidadãos brasileiros que pretendem abrir negócios com remessas de recursos obtidos no exterior. Ainda sobre empreendedorismo, a Caixa Econômica Federal disponibilizou cartilhas educativas sobre diversos assuntos, como plano de negócios; controles financeiros; pesquisa de mercado; plano de vendas; plano de Marketing; estratégias de comercialização; campanhas promocionais; preço de vendas; plano de cadastro, crédito e cobrança; e planejamento de recursos humanos. Para mais informações sobre cursos, sugere-se, ainda, contato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), instituições que oferecem, com frequência, ampla gama de cursos à distância, nas mais diversas áreas. Recorda-se que as inscrições devem ser feitas diretamente junto às instituições listadas.

 

Cursos Profissionalizantes
Para visualizar a oferta de cursos de qualificação por cidade, basta entrar no Portal Mais Emprego e clicar no ícone de Qualificação Profissional. Há na lista cursos presenciais e online, gratuitos e pagos. A título de exemplo, já foram oferecidos cursos voltados para áreas como construção civil, telecomunicações, etc.
O objetivo dos cursos de qualificação é contribuir para o aumento da chance de obtenção de emprego e trabalho decente e da participação em processos de geração de oportunidade de trabalho e renda, inclusão social, redução da pobreza, combate à discriminação e diminuição da vulnerabilidade das populações.

 

Empreendedorismo
O Projeto Remessas é uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e o SEBRAE-MG, com o financiamento do Fundo Multilateral de Investimentos/Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem objetivo de capacitar emigrantes e beneficiários de remessas que desejam abrir negócios no Brasil ou aprimorar as finanças pessoais, especialmente aqueles oriundos da região de Governador Valadares/MG. No programa, o SEBRAE ensina como buscar informações e como elaborar um planejamento para a abertura de uma empresa. Para os negócios já existentes, há capacitações sobre como aprimorar a gestão, focando também na área financeira dos empreendimentos.
Gestão Financeira
O SEBRAE apresenta dicas e orientações para que os empresários realizem corretamente a gestão financeira de seus negócios e indica as alternativas existentes de produtos e serviços financeiros mais adequados para quem vai empreender. Também atua na aproximação entre as instituições financeiras e as micro e pequenas empresas, com o objetivo de ampliar o acesso e reduzir custos dos serviços financeiros para as empresas. Para isso articula soluções e induz políticas junto ao Sistema Financeiro Nacional, entidades não reguladas e organismos internacionais. Dentre as principais iniciativas e soluções, estão: orientação pré e pós-crédito; Programa Empresa Viva (Sebrae/RN); Seminários e Rodadas de Crédito, cooperativismo de crédito e finanças rurais, além de convênios e parcerias com diversos bancos.
Mais informações sobre essas iniciativas e outras podem ser acessadas no Portal SEBRAE.

Fonte: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/retorno-ao-brasil/estudo-no-brasil