Mochileiros em viagens ao exterior

O número de mochileiros de nacionalidade brasileira tem aumentado significativamente. Pela natureza de suas viagens, mochileiros podem estar sujeitos s situações de vulnerabilidade muito maiores que outros tipos de viajantes.

Mochileiros brasileiros devem ter sempre em mente que viajar a um orçamento baixo pode representar um enorme risco, a depender do país. Em conhecidos destinos turísticos, haverá, no geral, boa infraestrutura turística e ampla disponibilidade de transporte, órgãos públicos e transporte. Em outros locais, no entanto, a situação pode ser bem diferente. Ao deixar o Brasil, tenha essa possibilidade sempre em mente, com vistas a preparar-se para o pior cenário possível.

Ao planejar uma viagem de baixo orçamento, procure garantir sua segurança acima de qualquer coisa. Evite hospedar-se em bairros perigosos, informe-se com antecedência sobre os dados de contato das Representações brasileiras e dos hospitais naquele local e faça um detalhado planejamento financeiro, para prevenir possível situação de desvalimento.

 

Fonte: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/antes-de-viajar/mochileiros-em-viagens-ao-exterior